NOTÍCIAS

Falecimento de Frederico José Appleton Moreira Rato

 

Cumpre ao Conselho de Adminstração do Grupo Reditus comunicar a triste notícia do falecimento do seu Vice-Presidente, Dr. Frederico José Appleton Moreira Rato, figura incontornável da história da Reditus e do setor português de Tecnologias de Informação.

Fortemente ligado ao percurso da Reditus desde 1980, altura em que a empresa, fundada em 1966, foi adquirida pela família Moreira Rato, dele todos os colaboradores guardarão certamente o exemplo de competência, companheirismo e tenacidade com claro impacto no constante engrandecimento do Grupo Reditus. 

É deste comportamento exemplar que quantos tiveram o privilégio de privar com o Dr. Frederico Moreira Rato por certo já sentem hoje saudades, cabendo a todos a responsabilidade de perpetuarem a sua memória através do mesmo sentido de exigência e das boas práticas que assegurem a sustentabilidade do negócio do Grupo Reditus.

À família do Dr. Frederico José Appleton Moreira Rato, o Conselho de Administração e todos os colaboradores do Grupo Reditus apresentam as mais sentidas condolências.  

Biografia de Dr. Frederico José Appleton Moreira Rato

Nascido em Lisboa a 22 de setembro de 1950, Frederico José Appleton Moreira Rato era licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciência de Lisboa com pós graduações em Biometria e Taxonomia Numérica.

Iniciou a sua atividade profissional no Ministério da Agricultura, nas áreas de Estatística e Informática, tendo sido membro fundador da Comissão Interministerial de Informática.

Entre 1976 e 1980, ano em que começou a acompanhar de perto o projeto Reditus, foi consultor da Mobil Oil Portuguesa. 

Foi membro do Conselho de Administração da Reditus desde 1980, onde exerceu vários cargos, incluindo o de Presidente da Comissão Executiva.

Entre outros cargos, foi Diretor da Apesi – Associação Portuguesa das Empresas de Serviços de Informática; Diretor e fundador da Apritel – Associação dos Operadores Privados de Telecomunicações até 2004; membro do Conselho Geral da APDSI e Presidente da Direção da Associação Portugal Outsourcing.

Para além da participação em numerosos seminários e conferências, foi agraciado com a Comenda da Ordem de Mérito.