NOTÍCIAS

Projetos desenvolvidos pela Reditus vencedores dos Agility Awards

Portal PORDATA para Municípios da Fundação Francisco Manuel dos Santos e novo Sistema Integrado de Gestão e Acompanhamento de Processos para a Autoridade da Concorrência levam à atribuição do Prémio.

A Reditus acaba de ser distinguida pelos Agility Awards, prémio criado pela Outsystems, pelo desenvolvimento do portal PORDATA para Municípios, para a Fundação Francisco Manuel dos Santos. Através desta plataforma, é possível aceder a informações de mais de 308 organizações de Portugal Continental e das Regiões Autónomas, contribuindo para um melhor conhecimento do país numa perspetiva regional.

Tecnicamente, a solução foi criada como parte do portal PORDATA com capacidades específicas de backoffice e de páginas/conteúdos. Este portal foi inovador em termos de integração com o sistema de dados geográficos ao permitir a exibição de todos os indicadores em modo mapa. Com o PORDATA Municípios, o ambiente de exibição/consulta e as suas operações foram completamente reestruturadas.

Com candidaturas de todo o mundo, os Agility Awards foram criados pela OutSystems em 2009 com o objetivo de premiar e reconhecer projetos desenvolvidos com as boas práticas das metodologias ágeis, garantindo benefícios reais e mensuráveis em empresas e organizações.

Recorde-se que a base de dados PORDATA é gerida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e contém informações precisas e independentes provenientes de estatísticas oficiais e certificadas de Portugal e da Europa. A base de dados é estruturada por vários temas, sendo a informação oriunda de mais de 60 entidades oficiais, como o Instituto Nacional de Estatística ou o Eurostat. É gratuita e está disponível para todos os cidadãos.

Susana Norton, Business Manager da Fundação Francisco Manuel dos Santos salienta que “O PORDATA está a tornar-se um site de referência pela sua forma simples e rigorosa de exibir dados. O crescente número de pedidos de organizações oficiais demonstra o interesse nestes serviços para divulgação de informações. O lançamento da nova base de dados de Municípios no PORDATA aumentou o número de visitas ao portal, cumprindo um dos principais objetivos do projeto.”

A utilização de metodologias ágeis, bem como a própria Agile Platform foram elementos fundamentais para responder rapidamente a todas as expetativas. Foi possível desenhar, implementar e reajustar os requisitos sem comprometer os objetivos do projeto. O custo/risco da transferência de conhecimento entre as equipas que trabalharam na solução foi mitigado, algo que não seria possível com a mesma facilidade noutras tecnologias”, refere Carlos Fatelo, Manager, Reditus

Nova plataforma de Gestão centralizada de processos

O segundo projeto desenvolvido pela Reditus e que lhe valeu a atribuição do prémio Agility Awards, foi a plataforma SIGAP - Sistema Integrado de Gestão e Acompanhamento de Processos, que permite disponibilizar à Autoridade da Concorrência um ambiente de trabalho centralizado de gestão de processos e documentos de apoio. A aplicação disponibiliza uma visão integrada dos principais processos de negócio, melhorando a capacidade de gestão em toda a organização.

Nesta primeira entrega, a aplicação SIGAP vai gerir os processos mais importantes, incluindo a Análise de Reclamações, Práticas Comerciais Restritivas e Práticas Restritivas relativas à Concorrência.

O projeto SIGAP cumpriu todos os seus objetivos, reforçando a agilidade na gestão dos processos, reduzindo o tempo de resolução e dando maior controlo sobre as áreas-chave. Além disso, representa um passo importante para automatizar os fluxos de trabalho e aumentar a eficiência da Autoridade da Concorrência” refere Francisco Marques, Responsável pelo Departamento de TI da Autoridade da Concorrência.