NOTÍCIAS

Reditus apresenta solução inovadora de RFID para sistema de Gestão de Frotas

Na Feira Internacional de Tecnologias e Produtos Industriais em Lisboa
 
Foi apresentada na Feira Internacional de Tecnologias e Produtos Industriais (TPI) uma solução de RFID (Identificação por Radiofrequência) completamente inovadora que permite o rastreio remoto na cadeia de abastecimento. Esta solução foi apresentada pela Creativesystems, tendo na sua origem o sistema de gestão de frotas da BCCM, uma empresa do Grupo Reditus.
 
A solução conjunta da BCCM e Creativesystems vem beneficiar especialmente o sector logístico, possibilitando um aumento considerável dos níveis de serviço. A tecnologia UHF permite leituras múltiplas de grande distância, garantindo total visibilidade da cadeia de abastecimento, eliminação de erros e inventariação automática. Por outro lado, o sistema de gestão de frotas monitoriza, em tempo real, as mercadorias.  A solução disponibiliza ainda um backoffice muito completo que monitoriza todas as operações envolvidas e obtém variados elementos de controlo de gestão.
 
Tendo a gestão de transportes de valores algumas especificidades, a BCCM e a Creativesystems desenvolveram uma solução especializada para esta actividade. Integrando a tecnologia RFID HF, este produto garante uma elevada fiabilidade mesmo na presença de ambientes metálicos como as carrinhas blindadas. 
 
A solução desenvolvida pela Creativesystems já faz parte do portfólio de ofertas da BCCM, no âmbito do desenvolvimento de aplicações informáticas para sistemas de comunicações móveis, sendo que a empresa projecta, comercializa, instala e apoia soluções específicas. A BCCM desenvolve e disponibiliza soluções integradas de gestão que envolvem sistemas complexos de telemetria e automação, dos quais se destacam sistemas de apoio à exploração de empresas de transportes de passageiros, sistemas de localização de viaturas, videovigilância e controle em tempo real.