Mensagem do Conselho de Administração

Senhores Acionistas,

A pandemia COVID 19 prolongou-se por um período superior ao antecipado em 2020, mantendo-se como um elemento desestabilizador da economia, dos projetos das empresas e das ambições e perspetivas das famílias portuguesas ao longo de 2021. A pandemia continuou assim a introduzir fatores elevados de incerteza nas perspetivas económicas, interna e externamente, fruto das várias medidas governamentais que obrigaram à manutenção de uma estratégia de confinamentos consecutivos, restrições na circulação das pessoas e no normal funcionamento das empresas e dos mercados.

Não obstante, a Reditus foi capaz de manter uma estratégia de adaptação às dificuldades e desafios que derivaram destas medidas restritivas dos governos e das instituições europeias, de forma a garantir a proteção da saúde dos seus colaboradores e salvaguardar os seus interesses económicos e financeiros.

O sucesso da estratégia implementada, nomeadamente no que diz respeito à procura por novas oportunidades de negócio, dentro e fora do país, permitiu que a empresa tivesse colocado o foco nas atividades “core”, tendo, dessa forma, encontrado novos projetos e oportunidades de negócio com maior valor acrescentado. Resultando daqui um aumento do volume de negócios, dentro e fora do país, juntamente com a manutenção de uma política de racionalização da despesa e redução dos encargos financeiros.

Os Proveitos Operacionais apresentam um incremento de 4,4%, ascendendo a 24,5 milhões de euros face aos 23,5 milhões de euros do período homólogo. Para este resultado, contribuíram o crescimento de 2,2% dos negócios realizados em território nacional, juntamento com um aumento de 10,9% dos projetos internacionais em função da promoção bem-sucedida de soluções e angariação de projetos relevantes em organismos da Administração Pública e sector financeiro, nomeadamente de Angola e da Suíça.

O EBITDA atingiu os 5,7 milhões de euros, correspondente a uma margem EBITDA de 23,4%. Estes valores comparam com os 6,0 milhões no período homólogo e uma margem EBITDA de 25,8%.

O Resultado Líquido atingiu 2,66 milhões de euros positivos em 2021, valor que compara com um resultado negativo de 1,06 milhões euros registados no ano anterior.

O segmento de IT Outsourcing teve uma redução dos seus proveitos na ordem dos 26,4% para 5,5 milhões de euros relativamente ao período homólogo. Não obstante, a Reditus obteve um acréscimo de 300 mil euros no EBTIDA neste segmento, o que corresponde a um crescimento de 16 p.p. da margem EBITDA, que se fixou 47,3%.

Os proveitos do segmento de IT Consulting registaram um crescimento acentuado na ordem dos 17,8% para um valor de 4,1 milhões de euros. Os índices de rentabilidade das operações neste segmento, no entanto, sofreram uma ligeira redução com o EBITDA a situar-se em 1,35 milhões de euros e a margem EBITDA nos 32,7%, uma redução de 3,1% e 7,1 p.p. respetivamente, relativamente ao ano anterior.

À semelhança do segmento de IT Consulting, também o segmento de BPO viu os seus proveitos crescerem na ordem dos 18,7%, para os 14,9 milhões de euros. O EBITDA do segmento sofreu uma redução para os 1,77 milhões de euros contra os 2,3 milhões do ano anterior. A margem EBITDA situou-se nos 11,9%, representando uma redução de 6,7 p.p..

Num contexto de forte concorrência, o Grupo prossegue a sua estratégia na aposta de criação de ofertas diferenciadas, no crescimento em negócios com o foco na rentabilidade e na procura de projetos com margens mais favoráveis

O peso da área internacional da Reditus manteve a sua relevância nos proveitos operacionais globais do grupo. Em 2021 os negócios da Reditus oriundos da sua atividade internacional situaram-se em 25% do total de proveitos, o que representa um aumento de 1 p.p. relativamente ao período homólogo. O volume de negócios situou-se nos 6,1 milhões de euros, representando um incremento de 600 mil euros quando comparado com o ano anterior. O retomar da normalidade dos mercados e principalmente da circulação de pessoas em Angola, permitiu a reversão das decisões de adiamento dos vários investimentos estratégicos dos nossos clientes. Estes factos levam-nos a manter a aposta na geografia internacional, nomeadamente no desenvolvimento de projetos de longa duração na área de ITC e ITO.

No final de 2021, apesar da continuação de alguma incerteza no funcionamento dos mercados, começaram a surgir novas oportunidades de negócio e o “kick-off” de alguns projetos estratégicos e de grande dimensão, que já se encontravam adjudicados ou nas fases finais de contratação, tanto no mercado nacional como no internacional.

A Reditus congratula-se com os resultados obtidos, fruto de uma capacidade de reação às adversidades e procura por novas oportunidades. Estamos em crer que o futuro irá continuar a apresentar boas oportunidades em todos os segmentos de atividade, o que nos permitirá continuar a criar mais postos de trabalho, tal como aconteceu em 2021 e manter o nosso compromisso com a melhoria dos rácios de gestão, sem deixar cair os nossos princípios de responsabilidade cívica, desenvolvendo ações e apoiando organizações da área social.

Apesar de, no início de 2022, o mundo ter sido confrontado com o terrível flagelo de uma guerra no continente europeu, levando ao êxodo de milhões de ucranianos para os países da Comunidade Europeia, em busca de refúgio, e de um aumento significativo da inflação nos mercados europeus e americanos, com impacto no consumo das empresas e famílias, acreditamos que a retoma dos mercados vai ser uma realidade, com a maior parte dos países a apresentarem valores de PIB superiores ao período pré pandemia. Esta realidade trará um natural aumento da atividade económica suportada, no entanto, por novos modelos de negócio e de operação dos nossos clientes.

Atenta às consequências de uma nova realidade económica e social, a Reditus continuará a explorar novos mercados e a abraçar novas oportunidades de negócio.

Os resultados atingidos pela Reditus em 2021 são mérito da confiança dos clientes, dos fornecedores e parceiros, bem como da confiança depositada pelos acionistas na equipa de gestão e ainda pelo empenho e dedicação dos nossos colaboradores, que tiveram a capacidade e a disponibilidade de se ajustarem com eficiência a uma nova realidade, permitindo-nos continuar a oferecer ao mercado serviços e soluções de excelência.

A todos queremos expressar os nossos agradecimentos.

O Conselho de Administração