NOTÍCIAS

Lançamento do Livro “História da Informática em Portugal”

No âmbito dos seus 40 anos, a Reditus associa-se à publicação do ensaio A História da Informática em Portugal da autoria do Professor Álvaro Ferreira da Silva. O lançamento deste livro teve lugar no passado dia 18 de Dezembro, na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e contou com a presença do Ministro da Economia e da Inovação, Professor Dr. Manuel Pinho e o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Eng. Manuel Heitor.
 

 
Desde que começou a ganhar forma a ideia de publicação deste livro, o seu objectivo foi o de traçar a evolução do sector informático em Portugal. A Reditus surge naturalmente ao longo desta história, como a empresa portuguesa mais antiga no sector informático, cuja evolução podia ser contada de vários pontos de vista, como por exemplo, do da história da tecnologia. Esta abordagem não deixa de estar presente ao longo desta obra, mas não constitui o seu impulso fundamental. São as diferentes conjunturas económicas que enquadram a evolução da informática em Portugal e que dão origem aos sucessivos períodos que enformam a narrativa. Desta forma, o primeiro capítulo compreende os primeiros passos da criação do sector informático em Portugal. O segundo capítulo é marcado pelas dificuldades que se sucedem à revolução de 1974 e à recessão na economia mundial, dificuldades que se mantêm até meados dos anos 80. O terceiro período sobressai pelo dinamismo das iniciativas no sector das tecnologias da informação e o quarto capítulo tenta retratar o tempo presente.
 
Decidiram igualmente associar-se a esta iniciativa: o Millenniumbcp e a Caixa Geral de Depósitos. Nestes grupos estão hoje integradas empresas (Banco da Agricultura e companhia de seguros A Pátria) que estiveram no capital da Reditus praticamente desde o início.
 
Para Carlos Santos Ferreira, Presidente do Conselho de Administração da CGD “A história da informática em Portugal, em que como um dos primeiros accionistas da Reditus a Companhia de Seguros “A Pátria”, de que somos hoje herdeiros, desempenhou um papel pioneiro, confunde-se com a história da modernização das nossas empresas e do desenvolvimento da nossa economia. Ambas continuam a contar-se entre as primeiras prioridades da Caixa Geral de Depósitos, razão pela qual nos associamos a esta iniciativa da Reditus, que reflecte, de igual modo, o nosso orgulho pelo caminho já percorrido e a nossa confiança em chegar mais além.”
 
Segundo Paulo Teixeira Pinto, Presidente do Conselho de Administração Executivo do Millenniumbcp: "Quem, em Portugal, há 40 anos, investiu na informática como um sector de futuro, revelou rasgo e visão. Foi ao lado da Reditus que esteve desde a primeira hora o Banco da Agricultura, instituição hoje integrada no Milleniumbcp, que continua a contar com a Reditus como parceira para protagonizar novos capítulos no desenvolvimento e modernização da economia portuguesa.”
 
Frederico Moreira Rato, Presidente do Conselho de Administração da Reditus comenta a respeito do livro: “Penso ter sido justificada a decisão de, em vez de promovermos um álbum comemorativo dos 40 anos da Reditus, termos contribuído para a publicação deste ensaio sobre a História da Informática em Portugal revelando a visão não só dos construtores mas, também, das empresas e do Estado. Naturalmente que, desde 1966, se notou a presença da Reditus, nalguns períodos de forma mais intensa, noutros de forma menos marcante mas sempre inovativa e persistente. A associação a este projecto das Instituições que sucederam aos fundadores, a Caixa Geral de Depósitos e o Banco Comercial Português, constituiu uma participação relevante que importa registar e agradecer. À Universidade Nova, parceira de muitos anos e ao Professor Ferreira da Silva que teve a coragem de agarrar um tema complexo e recente queremos, também, agradecer pelo contributo que deram ao nosso sector de actividade. Num duplo sentido, contem connosco para os próximos volumes!”
 
Nota sobre o autor
 
Álvaro Ferreira da Silva é professor de História Económica e de História Empresarial na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Co-fundador do Núcleo de Estudos de História Empresarial (organização conjunta da Faculdade de Economia e do Instituto de Ciências Sociais), o Prof. Álvaro Ferreira da Silva é autor de várias publicações no domínio da história económica, empresarial e dos sistemas técnicos. Recentemente foi responsável pela co-organização da História Económica de Portugal.