NOTÍCIAS

Proveitos Operacionais da Reditus atingem 44,9 milhões de euros em 2016

 

  • Proveitos Operacionais de 44,9 milhões de euros (vs. 58,4 milhões de euros)
  • EBITDA de 2,8 milhões de euros (vs. 6,9 milhões de euros)
  • Margem EBITDA 6,1% (vs. 11,8%)
  • Resultado Líquido de -2.901 mil euros (vs. 264 mil euros) 
  • Vendas Internacionais representam 39% do total

 

1. Resumo da Actividade
 
O ano de 2016, foi marcado por uma alteração significativa no seio do Grupo, ocorrida no último trimestre do ano.
 
No dia 4 de novembro, a Reditus celebrou com as empresa GFI Informatique e GFI Portugal um acordo para a alienação da sua participada para a área de SAP, ROFF - Consultores Independentes, S.A..  
 
Esta alienação insere-se no reposicionamento estratégico do Grupo Reditus, permitindo concentrar a sua atividade no core business e acelerar o processo de reestruturação interna (operacional e financeiro), bem como criar as condições para a concretização do seu plano de negócios, assente no desenvolvimento das suas atividades de BPO e ITO nos mercados doméstico e internacional.
 
Os resultados de 2016, apresentados seguidamente, são comparados com os valores re-expressos, referentes ao ano 2015.
 
Os Proveitos Operacionais ascenderam a 44,9 milhões de euros, refletindo uma queda de 23,2% face ao período homólogo, devido à contração dos negócios no principal mercado africano e a manutenção de um contexto económico adverso no mercado doméstico. 
 
No período em análise, continuou a verificar-se um retardar na tomada de decisões de investimento por parte dos clientes, sendo expectável a sua retoma durante 2017, com especial incidência para vários projetos no mercado internacional.
 
O EBITDA foi de 2,8 milhões de euros, equivalente a uma margem EBITDA de 6,1%, 5,7 pp abaixo da margem de 11,8% atingida no período homólogo. 
 
De referir que o EBITDA Consolidado de 2,8 milhões de euros foi afetado negativamente em cerca de 0,9 milhões de euros referentes a situações extraordinárias “one-off”, que registaram menos valias no exercício. Ajustado destes custos, ter-se-ia alcançado um valor de 3,7 milhões de euros, ou seja uma margem EBITDA de 8,1%.
 

Leia aqui o comunicado