NOTÍCIAS

Reditus, FCT/UNL e HP unem esforços na área das Software Defined Networks (SDN)

  • Universidade e empresas vão cooperar no desenvolvimento de um conjunto de soluções de nova geração que promete otimizar e democratizar a gestão de redes de computadores.
 
A Reditus, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) e a Hewlett Packard Portugal (HP) assinaram um protocolo de cooperação, assumindo conjuntamente o compromisso da união de esforços no sentido do desenvolvimento de uma plataforma de conhecimento e competências na inovadora área das Software Defined Networks (SDN). O objetivo central desta parceria será, pois, a promoção da investigação e do desenvolvimento de soluções SDN orientadas para situações da vida real e que, idealmente, virão a gerar produtos comerciais como resposta a problemas concretos de organizações – na certeza de que estas soluções prometem constituir uma nova era na otimização e agilização de aplicações que democratizem a gestão das redes informáticas, aumentando a eficiência e reduzindo os custos.
 
Nos termos deste protocolo de cooperação, caberá à Reditus o trabalho de articulação entre as partes será assegurado pela Reditus, que contribuirá com problemas reais para as propostas de projetos a desenvolver e garantirá a disponibilização do conhecimento gerado pela prática na área das redes, disponibilizando ainda recursos humanos para o acompanhamento desses projetos. Ainda no âmbito do protocolo, a FCT/UNL será responsável por dinamizar e acompanhar a atividade dos seus alunos que desenvolvem trabalhos na área das SDN, ficando a HP responsável por garantir o acesso à sua comunidade SDN e disponibilizar os elementos físicos e lógicos necessários aos processos de investigação e desenvolvimento. 
 
Albano Santana Ramos, Diretor Geral da Reditus, considera que “as SDN levantam grandes oportunidades para a Reditus, não só pelo elemento da inovação associado à sua aplicação, mas também pelos ganhos de eficiência que introduzirão na gestão das redes otimizando investimentos, o que levará ao crescimento de mercado previsto pelos principais analistas do sector”. 
“Existem as melhores perspetivas quanto ao resultado desta colaboração entre a investigação universitária e a experiência de empresas com reconhecida competência no fabrico e na comercialização de soluções tecnológicas sofisticadas na área das TIC, como auguram os projectos que já se encontram em curso no âmbito do protocolo qua agora se formaliza.”, acrescenta o Diretor da Reditus.   
Refira-se que as partes acordaram pertencer à Reditus a missão de dinamizar no mercado as soluções que venham a ser desenvolvidas no âmbito do protocolo agora assinado, cujo acompanhamento será assegurado por uma comissão constituída por membros das três entidades.   
 
Para Paulo da Fonseca Pinto, Professor Catedrático da FCT, “O SDN veio abrir uma área de atuação em redes e sistemas que estava ossificada na Internet. A grande vantagem da internet, que é o seu protocolo IP (Internet Protocol), atingiu um limite de desenvolvimento há uns anos, e o SDN vem permitir agir em níveis inferiores de um modo organizado”.
 
“A presente colaboração tem uma grande vantagem no facto do consórcio ser equilibrado com atores nas diferentes partes de criação de inovação e de valor. O SDN pode permitir a criação de soluções adaptadas a pequenas e médias empresas envolvendo o produto e o suporte técnico. Pode permitir assim a criação de competências sustentadas em necessidades de mercado havendo respostas nacionais numa área onde as soluções atuais são baseadas em configurações de equipamento. O consórcio tem capacidade de agir nesses diversos níveis e estou muito entusiasmado em como conseguiremos ter sucesso”.
 
Fernando Teixeira, Diretor da área de Networking da HP Portugal, considera que “a tecnologia SDN irá permitir a virtualização de toda a infraestrutura e, deste modo, contribuir para a simplificação e otimização operacional de todos os recursos, bem como para uma melhor adaptação das redes aos objetivos das organizações. Também no mercado dos operadores de Telecomunicações, o SDN irá ter um papel fundamental permitindo, integrado nos conceitos de NFV (Network Function Virtualization), virtualizar diversos tipos de funções dos equipamentos da rede.“ 
 
“O espaço para projetos de investigação e desenvolvimento de aplicações é ainda vasto devido às características e ´elasticidade´ da tecnologia SDN e, como tal, a HP considera que a adoção de arquiteturas SDN por parte das instituições de ensino, nomeadamente Universidades e Politécnicos, dará um enorme contributo para uma rápida generalização de soluções SDN no mercado. Por estes factos, a HP considera fundamental a colaboração entre o meio empresarial e académico. O acordo com a FCT/UNL e com a Reditus é parte integrante de uma estratégia definida pela HP Portugal e que irá permitir, através do ecossistema criado, um rápido desenvolvimento da tecnologia SDN no mercado nacional. A aposta, o interesse e o compromisso do FCT e da Reditus neste programa deixa-nos muito confiantes na qualidade e relevância dos projetos de I&D que serão desenvolvidos ao abrigo deste protocolo.”, de acordo com Fernando Teixeira.