NOTÍCIAS

Reditus reestrutura IT da Whitestar Asset Solutions

Uma intervenção da Reditus em quatro dimensões dotou a Whitestar Asset Solutions de um suporte mais eficaz dos processos do negócio, garantindo simultaneamente um aumento da segurança da informação, gestão de risco e conformidade dos processos de negócio.

A Reditus foi selecionada para desenhar e implementar um conjunto de soluções de IT para a Whitestar Asset Solutions, que permitem à empresa responder ao significativo aumento da sua atividade.

A Whitestar Asset Solutions, tem vindo a realizar investimentos relevantes na infraestrutura para acompanhar o crescimento da sua actividade, a Reditus mereceu a confiança neste projecto realizando uma parceria.

O projeto desenvolvido pela Reditus para a Whitestar Asset Solutions contemplou quatro dimensões distintas, a saber: o aumento da capacidade de processamento e armazenamento de dados; a implementação de um site de Disaster Recovery; a implementação de tecnologia de segurança integrada da informação; e a implementação de tecnologia de análise e controle de conformidade.

Para Marco Toste, Head of IT Infrastructure da Whitestar Asset Solutions, “Os projetos implementados pela Reditus permitiram-nos melhorar a performance do suporte às aplicações de negócio e suporte ao negócio, bem como incrementar, desde logo, a escalabilidade da infraestrutura de IT, permitindo acompanhar o crescimento do negócio de uma forma linear”.

“As soluções concretizadas pela Reditus – que incluíram, a renovação da infraestrutura de processamento e armazenamento com recursos a tecnologia de virtualização e replicação de dados, plataforma de Data Loss Prevetion, monitorização e compliance que estão suportadas em tecnologias líder de mercado – asseguraram ainda à Whitestar Asset Solutions uma melhoria da gestão do risco operacional e de desastre.”, acrescentou o Head of IT Infrastructure da Whitestar Asset Solutions.

Carlos Jerónimo, Managing Director, da Reditus considera que “a abrangência de competências e do know-how especializado, bem como a flexibilidade dos modelos de serviços de suporte e consultoria tecnológica disponibilizados pela Reditus, constituíram uma mais-valia para a implementação com sucesso deste projeto”.

O projeto em detalhe

Pormenorizando cada uma das dimensões do projeto desenvolvido pela Reditus, refira-se que a plataforma implementada para o aumento da capacidade de processamento e armazenamento está sustentada na mais recente tecnologia do fabricante HP, nomeadamente nos sistemas da família Proliant DL e na plataforma 3PAR na componente de armazenamento.

Foi ainda implementada uma arquitetura de cluster ativo recorrendo a tecnologia VMWare com replicação para site de Disaster Recovery.

No que diz respeito à implementação de um site de Disaster Recovery, importará sublinhar que os sistemas de informação da Whitestar Asset Solutions estão distribuídos por dois data centers distanciados em cerca de 300 Km e ligados entre si através de linhas de comunicação dedicadas (MPLS), assegurando desta forma uma arquitetura totalmente redundante  e capacitada para garantir a continuidade do negócio em caso de desastre ou paragem de um dos Data Centers.

Quanto à implementação de tecnologia de segurança integrada da informação, foram igualmente introduzidos vários mecanismos de segurança da informação que cobrem todo o espetro de ameaças externas, através de plataformas de defesa perimétrica e antivírus, bem como soluções específicas de proteção de mail e acessos web. Foi também tido em conta a perda acidental de dados, tendo para esse efeito sido implementado um sistema de "Data Loss Prevention" que assegura um controlo efetivo da informação de negócio por parte da empresa, Todas estas plataformas, que interagem entre si, estão suportadas em tecnologia líder de mercado.

Finalmente, no que se refere à implementação de tecnologia de análise e controle de conformidade operacional com os processos de negócio –  Compliance Management –, uma das exigências atuais do setor financeiro é a capacidade de monitorização permanente dos processos de negócio e sua adequação às normas e melhores práticas definidas corporativamente. A tecnologia implementada  permite não só essa monitorização, como a sua componente de reporting é considerada como evidência de conformidade processual pelas principais organizações de auditoria.